sábado, 29 de março de 2014

Entrevista Pr. Kalênio - Viagem Missionário a África

Pastor Kalênio Fernandes concede entrevista ao blog e fala da sua experiência na África e missão futura.

Pr. Kalênio Fernandes do Espírito Santo tem 33 anos, quase 34, natural de Pau dos Ferros, casado com a Pra Válbia Alves e Silva, 35 anos, natural de Taboleiro Grande, pertencem ao Ministério Casa de Adoração, ministério voltado para crianças e adolescente, iniciado por eles em abril de 2010.
Tem como presidente o Pr. Wolneir Protásio reside atualmente em São Simão - GO, e o mesmo os ordenaram a pastores em abril de 2011 aqui em Taboleiro Grande.

Kalênio Fernandes esteve em missão na África no ano passado e preste a voltar, de morada, concede entrevista exclusiva ao blog do João Moacir contando sua experiência e projetos futuros

1. Como surgiu a ideia de ir à África?

A Ideia de Ir pra África não é de agora, na nossa igreja sempre trabalhamos o projeto missionário nas nações em cumprimento ao IDE de Jesus baseado em Marcos 15; 16 (IDE por todo o MUNDO e pregai o evangelho a TODA CRIATURA, então é nesse mandamento que nós acreditamos que devemos ir. E agora em 2013 é que realmente começou a se desenhar de forma mais clara, com saída pra África agora em 2014 no final do mês de Abril.


2. Qual o objetivo dessa viagem?
Jesus disse que a Seara era realmente grande, mas poucos são os trabalhadores, daí o objetivo expandir a mensagem do Evangelho do Reino de Deus para os povos não alcançados (Pessoas que nunca ouviram falar da Salvação em Jesus) nisso está incluído: 

1- A criação de uma Escola de Formação de Obreiros nativos,
2- Fazer um centro profissionalizante, dando a chance de estar no mercado de trabalho, para saírem da miséria,
3- Acompanhar igrejas e pastores que passam necessidades no campo missionário
4- Um abrigo para órfãos da guerra civil, pois são muitas crianças abandonadas, sem pai e mãe. (Trabalho já iniciado!)


3. Como foi a recepção naquele país?
É incrível a hospitalidade naquele país, mesmo com toda vida de pobreza, existe uma alegria contagiante, que nos alegra muito, principalmente nas igrejas, onde a demonstração de fé e de esperança é representado pelas danças e vozes veja no vídeo abaixo:


4. Para você que fato ou imagem dessa viagem vai ficar marcado?

O que mais marcou, foi conhecer uma província chamada QUINGA, a 150 km de Nampula em Moçambique, estradas de difícil acesso, moram ali mais de 40.000 mil pessoas, onde os prédios que existe foram os portugueses que deixaram há muitos anos atrás e o que se encontram, maioria estão caídos. Fomos visitar esta aldeia a e Secretária do distrito nos chamou em uma salinha e pediu-nos para que ajudassem as crianças daquele lugar, pois nunca haveria um futuro para aquela província, e aquele clamor me marcou, e ecoa como um grito, que todo tempo fico lembrando isso, e é pra lá que iremos desenvolver um trabalho com essas crianças, pois lá em Quinga não existe sequer um médico, e o profissional médico que existe é um tipo de agente de saúde, estamos tentando mobilizar pessoas aqui no Brasil pra estar ajudando esse povo e creio que podemos ajudar sim.

5. Sabemos que no Brasil existe pobreza também, você conhece algo aqui parecido com o que você viu na África quando o assunto é pobreza?
Existe pobreza no Brasil sem dúvida, nos deparamos com situações muito difícil, mas um pobre que precisa no Brasil, pode ir à rua, nas casas, nas estradas, e mesmo passando um dia difícil pedindo ele consegue alguma coisa, e até mesmo muitas oportunidades poderão surgir pra esse pobre, como fome zero, bolsa família, etc.
No caso da África em especial onde estamos indo, a o nível é de miséria, um pais sofrido de uma guerra civil, as pessoas não tem a quem socorrer, o governo não consegue alcançar a tanta gente, além da gente ver nos centros urbanos um sinal de desenvolvimento, mas 90% da população não têm acesso a nada, somente novas gerações futuras poderão ser um pouco diferente, pois a existente está saqueada pelas guerras, distantes dos recursos, ele não tem a quem pedir, se todos estão na mesma condição.
Lá as famílias tentam sobreviver com uma comida chamada CHIMA, feito de milho, e pra conseguir essa comida eles dão o sangue, as casas não possuem nada, mesmo o pobre do Brasil ainda tem panelas, caneco, algo assim, eles só tem um fogo a lenha e uma vasilha de barro pra fazer a chima e uns bambus que funcionam como cama, e 90 % das residências são de taipa com cobertura de lona preta (A ONU que sai entregando a lona) e acima da lona palhas.
São cenas que acredito que os murmuradores dos que acham que a vida ta ruim, precisam ver.

6. Você pretende um dia voltar à África a passeio ou morada e irá mas alguém com você?
Nossa ida está marcado pra ir morar lá em Abril de 2014, precisamente dia 28 de abril, sem data de voltar.
Irão conosco minha Maravilhosa Esposa, Válbia, essa mulher virtuosa, não nasceria outra pra mim, ela é perfeita e que a amo muito, também um de nossos frutos do Trabalho da Igreja de Taboleiro Grande, Conterrâneo Tiago Guimarães, (15 anos) filho de Cezimar (Mar) e Hélia, despertado também pra ajudar a esse povo, bem como o Alexandre Henrique,(16 Anos) Natural de Olho D’água, que Jesus despertou-o pessoalmente e lhe avisou que os pés deles seriam os seus pés.
E logo mas na frente irão mais alguns outros, pois é isso que plantamos nos corações das crianças que elas um dia irão também.

7. Que lição foi possível tirar dessa viagem (missão)?
O Mundo com o capitalismo e suas orgias, não tem olhos para o faminto e necessitado, a insensibilidade do mundo é muito grande, e quando vejo nossa vida, percebo da nossa ingratidão com tudo que temos, e a lição é: Não sabemos mesmo o que precisamos, pois o que queremos sobeja e extrapola do que realmente necessitamos, e o que achamos que precisamos, são supérfluos.

8. Que mensagem você deixa aos leitores desse blog baseado nesse seu testemunho?
As pessoas nos encontram e dizem que somos loucos, deixar os benefícios que possuímos as oportunidades se no Brasil também é uma missão, assim como Taboleiro Grande como o projeto que temos hoje com as crianças, sabemos disso!  Contudo, dentro de um chamado só podemos ver o real valor quando de fato há perdas (aquilo que o mundo considera perdas) são visíveis, mas o que Jesus disse nessa terra, foi que os nossos tesouros são eternos, onde a traça e a ferrugem não consome. Jesus NÃO nos chamou para fazermos os impérios aqui na terra, seja de grandes igrejas, ser grandes homens, ter bastante dinheiro, não! Jesus nos chamou a amar pessoas, dar oportunidades a elas, mostrar o caminho que devem seguir.
Com o nosso trabalho da igreja aqui em Taboleiro Grande com as crianças não temos negligenciado isso, antes temos colocado essa mesma mensagem no coração delas, pois um dia essas mensagens que deixamos nos seus corações irão produzir frutos, e colheremos da semente que plantamos aqui, onde uma próxima geração, não mais estará matando por poder, ganância, política, mas sim acreditando que Jesus queria somente que essa mensagem fosse pregada a todo mundo, “amai-vos uns aos outros”.
Pois TUDO passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para SEMPRE!


Temos um projeto chamado “Mãos para Nações”, estamos começando a divulgar.

O Blog que estou começando está no endereço maosparanacoes.blogspot.com.br nele descrevo um pouco da viagem, alem de fotos e vídeos que estou publicando e atualizando, além de informações caso alguém tenha despertado a contribuir com este projeto.
Desde já agradeço pela sua atenção em sentir o desejo de publicar esta nossa experiência, e como ainda não tinha devolvido a você este questionário pois o tempo chegou, e tudo tem o seu tempo determinado.
Obrigado desde já pelo o apoio, e sempre que puder quando estiver lá, irei te pedir pra estar publicando como está nosso trabalho naquele país e no mundo.