domingo, 29 de novembro de 2015

Projeto AMADE - Como Apadrinhar uma Criança


HISTÓRIA DO PROJETO

Neste Ano de 2015 perdemos um de nossos pequenos, chamado AMADE, estávamos em um processo de que ele viria morar conosco, Deus tinha sinalizado que ele seria um referencial para nós, amávamos muito, tínhamos já como um filho.
Aconteceu que subitamente ele amanheceu morto na sua casinha de barro, pais, nem irmãos nem ninguém soube nos informar o motivo, mas pelas condições sociais, tudo leva a crer que a vida da miséria levam essas crianças e levou o nosso AMADE.
Neste mesmo dia, encontrávamos muito triste, questionando a Deus porque, as indagações são muitas, foi ai que recebi a orientação do Senhor de fazer um programa de nutrição para as nossas crianças, ele me fez falar o nome do AMADE em voz alta, e ao meu coração interpretou para mim “AMADOS DE DEUS”, então surgiu o projeto AMADE = AMADOS DE DEUS.
Jesus me visitou uma noite dessas e me orientou que doasse comida as crianças que ele abriria as portas do céu. Sonhei que ele me levava até a porta da frente da nossa casa e dizia assim: Quando você dá eu multiplico, o saco que você tira a comida pra dar para eles nunca vai secar! Acordei com isso! Crendo... Assim estamos fazendo.

 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROJETO AMADE

1.      Nutrição e saúde da Criança
2.      Roupas e Calçados
3.      Alfabetização de crianças e Adolescentes
4.      Legalização de Cidadania
5.      Evangelização (Conhecimento de Cristo)


1. Nutrição e Saúde da Criança
  
Um pouco sobre a Desnutrição em Moçambique:

Olhando a avaliação do UNICEF sobre a desnutrição das crianças em Moçambique, ainda é o maior desafio desta nação. 
  




 43% das crianças de 0 a 5 anos sofre de desnutrição crônica.
Ao observar essa alarmante necessidade, o Projeto AMADE, criou a área de Nutrição de Crianças, de 0 a 14 anos de idade. As crianças cadastradas no Projeto e que possuem essa idade, terão como se alimentar todos os dias, pelo ou menos uma vez ao dia de forma que a nutrição seja a preocupação do programa.
Não temos muito que explicar nesta área do Projeto AMADE, as crianças precisam comer, para mudar que suas histórias sejam mudadas.

2. ROUPAS E CALÇADOS

É triste a cena diária de ver pessoas andando quase nua por causa que não tem roupas para se vestir, vemos as crianças usando uns trapos, mostrando suas partes intimas, e muitas, muitas mesmo andam descalços.
Um dia fizemos um trabalho na igreja de doação de sandálias e nas dia a dia aquelas que receberam estavam andando descalços e só no domingo viam com as sandálias. Disseram que era porque elas só tinham agora aquela e estavam guardando para usar na igreja, isso nos doeu muito.
Então precisamos vestir e calcar às crianças do projeto AMADE, a foto que nos marcou foi o dia que o AMADE ganhou sua sandália, isso parecia um premio para ele!

3. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Visivelmente a portas fechadas para que haja uma mudança de vida, e as pessoas permaneçam na miséria também se encontra na educação; conhecer e saber sempre ampliará caminhos que ainda não se conhecem.
Nesta área de alfabetização de Crianças, jovens e adultos queremos atuar não como uma escola oficial que gradua as pessoas, NÃO. O objetivo é apenas fazê-los aprender a escrever e lê a sua língua oficial, mesmo que seja mínimo, como aprender a assinar o seu nome, seu endereço e informações essenciais para sobrevivência, saindo do ambiente da mais ignorância possível do ser humano em uma sociedade civilizada, o analfabetismo.

4. LEGALIZAÇÃO DE CIDADANIA

Percebemos as necessidades das pessoas no aspecto social não somente porque as mesmas passam fome, não tem o que se vestir etc.
Existem pessoas que nem existe para o governo, não se sabe dela e o que ela precisa. As ações governamentais para ajuda os necessitados precisa está nos registro de que elas existem.
É um desses pontos que encontramos as pessoas desprovidas de documentação essencial para se viver na sociedade em que vive, muitas delas sem registro de Nascimento, carteira de identidade e de trabalho, muitas são presas na rua por não terem documentos, a policia humilha, e também para participar de programas sociais, receber alguma ajuda humanitária, precisa-se existir oficialmente.
Vendo essa realidade, no Projeto AMADE, a necessidade de ajudar com as despesas desses documentos para legalizar a vida das crianças e seus familiares como um cidadão e ser reconhecido no seu país.
Dentro disso as pessoas que participam do Projeto AMADE terão como inicio terem seus documentos legalizados, tomando por base ajudarmos a legalizarmos como o primeiro passo dentro do programa os que não possuem.